O Grupo Camena de música barroca, que fez em 2013 um dos recitais mais disputados, VOLTOU. O septeto se apresentou na segunda (1), às 16h, na 1ª Igreja Baptista do Centro pelo II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. A entrada foi gratuita e o local foi disputadíssimo, mesmo o local tendo capacidade para 600 pessoas. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com patrocínio do BNDES.

O programa mesclou a música barroca – sua especialidade – com compositores contemporâneos. Ao núcleo tradicional: canto, violino e baixo contínuo, formado por cravo, chitarrone, cello ou guitarra barroca – adendou-se uma percussão, um mandolino e, mais recentemente, uma sanfona, criando uma rica formação que possibilita a execução de outras composições. Vivaldi, Scarlatti e Bononcini ganham, assim, a companhia de Fito Paez, Chico Buarque e Luiz Gonzaga.

A direção é de Ibaney Chassin, fundador do grupo, ao lado de Helosia Muller. Chasin formou-se há 30 anos em Música pela Universidade Federal da Paraíba, onde hoje é professor. Ele prosseguiu os estudos com o mestrado em Filosofia (UFMG) e doutorado em História (USP). Sua atividade de pesquisa se desenvolve na inter-relação desses campos.

Heloísa Muller é professora da UFPB desde 1990, onde leciona as disciplinas História da Música e Prática de Conjuntos. Graduou-se em piano pela UFG, é mestre em Ciências Sociais pela UFPB e doutora em Musicologia pela USP. Estudou cravo na Unicamp e foi professora da Escola de Música de Brasília.

Atuam no Camena Thiago Wesley (canto), Priscila Ewald (violino), Gustavo Seabra (mandolino), Hélio Medeiros (sanfona), João Victor Figueiredo (percussão), Heloísa Muller (cravo) e Ibaney Chasin (chitarrone, guitarra barroca).

Recital com o Grupo Camena.

Direção: Ibaney Chasin

Local: Igreja Baptista / Av. Presidente Getúlio Vargas, 185

Programa realizado:

N. Matteis: Prelúdio

Tarantella (tradicional): Sogna fiore mio

Vivaldi: Adágio para bandolim

Chico Buarque: Geni

Scarlatti: Sonata em ré menor K 32

Fito Páez: Un amor y un vestido

Scarlatti: Sonata em fá menor  Kp 466

Alfio Antico: Silenzio D’Amuri

Luiz Gonzaga: Assum Preto

Vivaldi: Concerto para cordas em ré menor  RV 127

G. Bononcini: Ombra mai fu

Chico Buarque: Funeral de um Lavrador

Anônimo (séc. XVII): Passacaglia della vita

Via O Concierge